Back
office
Back office ou retaguarda esta associado aos
departamentos administrativos de uma empresa, departamentos que mantêm nenhum
ou muito pouco contato com os clientes (King, 2000, p. 13).
No back office grande parte das atividades executadas pela empresa
ocorrem dentro da empresa. Por exemplo, os departamentos de informática,
contabilidade e recursos humanos.
O back office fornece o apoio ao Front office e garante que as operações
necessárias para a administração da empresa sejam realizadas (Reynolds, 2001,
p. 5).
Vantagens do back office são:
- Maior eficiência operacional, pois com menor contato a operação é
focada;
- Melhor relacionamento, a partir de contatos indiretos, diminuindo a
possibilidade de o cliente perceber as falhas durante o processo.
- Maior automação de processos, uso de equipamentos e máquinas no
processo, uma manufatura pode ser totalmente feita por máquinas, quanto
que no comércio existe a necessidade de atendentes.
Informática
Na gíria informática, um Back Office engloba
o núcleo do sistema (software) que suporta a
atividade empresarial, que não é visível pelo utilizador final. Assim, o Back
Office apenas apresenta algumas tarefas disponíveis, realizáveis para
determinados utilizadores, e responsabiliza-se por coordenar e reencaminhar os
dados inseridos dentro do restante sistema! Em outros termos o back office é
conjunto de procedimentos feitos em um software de actividades de uma certa
empresa, com restriçāo a utilizadores finais em termos de visualizaçāo e
disponibilizando apenas algumas tarefas na sua apresentaçāo. em resumo, back
office é o centro de um software que visa as actividades empresarias ,
invisiveis aos utilizadores , mas que disponibiliza , reencaminha e coordena
algumas tarefas, para que os utilizadores finais possam efectuar os interesses
afíns
Recompensa
O back office não pode fazer dinheiro, mas pode rapidamente dissipar
os lucros feitos pelo front office. Hoje
em dia um back office eficiente tem o incentivo de executar as suas
tarefas de forma eficiente no sentido de ganhar o direito de poder participar
nos lucros do front office. Essencialmente, o papel do back office
recai em duas fases (KING, 2003, p. 20):
- Tratamento de todas as transações;
- Serviço de pós-venda.
Tou a gostar,
ResponderExcluirna verdade vale a pena ler...